Pindamonhangaba (SP) se transformou no centro do judô mundial nesta semana. Mais de 250 atletas de alto rendimento participam do Treinamento de Campo Internacional promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O evento começou na última segunda-feira (08) e segue até o dia 18, com uma agenda de dez dias de treinos e integração entre seleções de dez países: Brasil, Azerbaijão, Espanha, Suíça, Portugal, França, Chile, Alemanha, Canadá e Croácia.
O encontro reúne os principais nomes do judô brasileiro, incluindo medalhistas olímpicos e mundiais como Rafaela Silva, Daniel Cargnin, Larissa Pimenta, Willian Lima, Rafael Macedo, Guilherme Schimidt e Leonardo Gonçalves, além dos jovens convocados para o Mundial Júnior.
As delegações estrangeiras também trazem estrelas do tatame, como os campeões olímpicos Hidayat Heydarov (-73kg) e Zelym Kotsoiev (-100kg), do Azerbaijão, e as medalhistas Patricia Sampaio (-78kg), de Portugal, e Jessica Klimkait (-63kg), do Canadá. A Alemanha, a Croácia e a Suíça completam a lista, enviando seus times titulares repletos de campeões do Circuito Mundial.
As atividades acontecem em um dojô especialmente montado no hotel que hospeda os atletas. Sob supervisão da comissão técnica da CBJ, os judocas cumprem dois treinos diários de randori (lutas), além de sessões técnicas, de preparação física e de ne-waza (trabalho de solo).
Para garantir o alto rendimento, a estrutura disponibilizada conta ainda com fisioterapeutas e massoterapeutas para prevenir e tratar lesões.
Após o encerramento do treinamento, o próximo desafio do judô brasileiro será o Campeonato Mundial Júnior, de 5 a 8 de outubro. Em seguida, a Seleção Principal volta ao tatame no Grand Prix de Lima, entre 11 e 13 do mesmo mês.
Fonte: CBJ